Mapa do site

Onde estava Daniel no momento da fornalha ardente? A fornalha foi realmente aquecida 'sete vezes mais'?

Pergunta 1: Por que Daniel não é mencionado na história da fornalha ardente? Seria de se esperar que o rei considerasse a presença de Daniel indispensável, pois ele era um dos principais do reino. Existem três razões prováveis: (1) Daniel estava doente e por isso foi dispensado pelo rei. (2) Ele foi enviado pelo rei numa missão especial e estava viajando. (3) Ele foi dispensado pelo rei, seu amigo, a fim de evitar o constrangimento mútuo que a situação criaria.
Embora a Bíblia não dê detalhes sobre o assunto, uma coisa é certa: Daniel continuou absolutamente fiel a Deus. Até mesmo em idade avançada, como no episódio da cova dos leões, ele continuou fiel. Isto é o mais importante.

Daniel na fornalha e o quarto homem

Pergunta 2: Foi a fornalha ardente realmente aquecida 'sete vezes mais'? Alguns críticos dizem ter sido impossível Nabucodonosor aquecer sete vezes mais, e que essa história e o resto da Bíblia não merecem confiança. Mas o que diz o texto? Não diz que a fornalha foi realmente aquecida sete vezes mais, apenas fala que o rei, num acesso de raiva, exigiu que o fogo fosse mais elevado. Isto não significava elevar sete vezes a temperatura segundo a escala Celsius. Por exemplo, uma manhã 'fria' pode se transformar numa tarde 'quente', elevando a temperatura apenas alguns graus.
Quando o rei descobriu que não era capaz de queimar os jovens que se haviam recusado a adorar a estátua, exclamou: “Não há outro Deus que possa livrar como este” Dn 3:29. O rei ficou pasmado. Deus havia livrado os seus fiéis servos da fornalha mais aquecida que o rei havia conhecido. Deus mesmo enviara o Seu anjo para passear no meio do fogo com os jovens hebreus.
Fica aqui fica uma lição: Deus pode nos livrar de qualquer situação e de qualquer problema. Todavia, com bastante freqüência, Ele prefere que testemunhemos a Seu favor em meio as aparentes derrotas, mais do que em meio as grandes vitórias.


Deus espera que tenhamos a mesma atitude de Sadraque, Mesaque e Abedenego: “Se o nosso Deus quer livrar-nos, Ele nos livrará... Se não fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses e nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” Dn 3:17 e 18. Permanecer fiel a Deus é o que importa!

Pode também interessar:
O vale de ossos secos foi real ou uma visão?
15/11/2011
O vale de ossos secos foi real ou uma visão?
A experiência no vale de ossos secos é impressionante. Eruditos bíblicos têm discutido se ela fo
Ir ao cinema é a melhor escolha?
04/11/2011
Ir ao cinema é a melhor escolha?
Falar em cinema hoje é muito complicado. Temos dificuldade para ver o perigo oculto das coisas. Alg
O que há de tão especial na data de 22 de outubro de 1822?
22/10/2011
O que há de tão especial na data de 22 de outubro de 1822?
Coincidentemente, hoje também é 22 de outubro! O que aconteceu de tão importante nesta data? Marc
É verdade que aqueles que guardam o domingo possuem o sinal da besta?
20/10/2011
É verdade que aqueles que guardam o domingo possuem o sinal da besta?
A resposta é não. As profecias bíblicas predizem, para o tempo do fim, um ressurgimento do poder